top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Valber D. Pinto

Doenças Mentais causam considerável perda na saúde e na funcionalidade.


A divulgação de um relatório global pela OMS em fevereiro de 2017 (dados coletados em 2015) causou grande surpresa ao revelar que 9,3% das pessoas que vivem no Brasil sofrem de ansiedade. No mesmo relatório aparece que 5,8% da população brasileira é Deprimida. Apesar dos valores para Depressão serem próximos da média global (4,4%), os encontrados para Ansiedade ficaram muito acima do que é encontrado no resto do mundo (3,6%). Isto coloca o Brasil em primeiro lugar nesta lista.

A informação parece ter chocado o estereótipo comum, no imaginário popular, atribuído ao brasileiro, mas revela sinais de uma população adoecida, não só física, mas mentalmente, carente de cuidados para sua saúde como um todo. De fato um relatório da Organização Pan-Americana da Saúde de 2018 alerta que os países devem aumentar o nível de financiamento atual para atender de forma satisfatória as necessidades das pessoas com transtornos mentais. Como esperado as doenças mentais causam uma considerável perda na saúde e na funcionalidade dos indivíduos, sendo já a causa mais comum de incapacidade no mundo entre aquelas não violentas. Isto por si só deveria provocar maior atenção por parte dos governos e dos indivíduos.

Contudo o que encontramos é diferente. Se procurar cuidados para sua saúde física é um movimento nem sempre feito pelas pessoas, quando se trata da saúde mental o panorama é pior. Medo e preconceito dificultam o acesso aos profissionais da área. Mesmo hoje em 2020 é comum encontrarmos pessoas que se espantam quando sabem que um conhecido vai ao psicólogo ou ao psiquiatra.

Felizmente isto vem aos poucos mudando, novas técnicas psicoterápicas vem vendo desenvolvidas e as antigas aprimoradas. Os fármacos também vem se atualizando, com novas moléculas, mais seguras e assertivas. Sem falar de outros tratamento biológicos que permitem inclusive que grávidas possam ser cuidadas, tamanha a segurança dos procedimentos.

Portanto o que se apresenta é um grande desafio, seja no plano das politicas públicas ou no campo individual, o problema é grave e não pode ser negligenciado, sabemos onde ele se encontra e como procurar ajuda, então que busquemos e fiquemos saudáveis por inteiro, física e mentalmente.


Leia o artigo no site de Agazeta: <https://www.agazeta.com.br/artigos/doencas-mentais-causam-consideravel-perda-na-saude-e-na-funcionalidade-0120>

12 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page