top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Valber D. Pinto

Os médicos da Alma: Artigo publicado em A Gazeta por ocasião do dia do Psiquiatra.



Os Médicos da Alma


Poucas vezes vi meu trabalho ser definido de maneira tão sucinta. De fato, o exercício da Psiquiatria exige do profissional o encontro de duas expertises, a de um excelente clínico e a de habilidade de escutar o outro, muitas vezes sendo capaz de abandonar seus valores, temporariamente e por um ótimo motivo, com a finalidade genuína e amorosa de compreender a diferença e o diferente, o que podemos chamar de um exercício do respeito mútuo. Daí nasce a empatia e o verdadeiro diálogo, tão ausente ultimamente.


Fica fácil perceber que o instrumento fundamental na arte da medicina é acima de tudo a linguagem, essa “tecnologia” que passa desapercebida muitas vezes, mas que nos torna especial como humanos. Para compreender o aspecto artístico da medicina basta lembrar da necessidade de sustentação subjetiva das condutas para que sejam seguidas e da dificuldade de repassar esse ensinamento, uma vez que é peculiar a cada profissional. Estar atento a esses aspectos pode ser decisivo para o sucesso de um tratamento, pois as razões que explicam o efeito do mesmo vão muito além do efeito intrínseco de um método terapêutico, indo desde a história natural daquela doença até a arte do terapeuta, passando por outras explicações que não cabem aqui.


No entanto, a satisfação do paciente nem sempre é sinônimo de boa prática médica! Além do aspecto humano, o profissional médico deve deter conhecimento técnico e científico, constantemente atualizado, sendo capaz de traduzir e separar aquelas informações com boa evidência ou não de eficácia, afinal a razão é inegociável, e cabe ao profissional o valor ético de transmitir isso a quem lhe pede ajuda e lhe deposita confiança, o tal “sujeito suposto saber”. É bom lembrar, sempre, que a essência do juramento de Hipócrates, repetido a cada formatura de uma turma de Medicina, é nortear o comportamento do médico para que atue dentro e para os valores da comunidade em que está inserido.


Assim, nesta data em homenagem aos Médicos Psiquiatras (escolhida pois em 13 de agosto de 1966 foi fundada a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP), fica meu desejo de que a saúde mental seja cada vez mais valorizada em nossa Sociedade, tão carente de relações de qualidade entre as pessoas.



29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page